Poluição Química:

É causada pela presença de produtos químicos nocivos à saúde humana. Os poluentes químicos podem ser divididos em duas categorias: biodegradáveis e bioacumulativos.
Os poluentes biodegradáveis são aqueles que depois de um período se decompõe com a ação de bactérias. O acúmulo de substâncias orgânicas na água facilita a proliferação de bactérias que consomem todo o oxigênio presente, fazendo com que a vida marinha se extinga.
exemplo: Detritos fecais são os principais poluentes dos esgotos domésticos. Contém bactérias coliformes e restos orgânicos.
Os poluentes bioacumulativos são aqueles que permanecem na natureza ou no corpo de seres vivos, não se decompondo nem sendo liberado de nenhuma maneira fisiológica. Quando presente na água, pode causar problema de contaminação nos alimentos, tais como peixes e crustáceos, fazendo com que essa substância, quando ingerida, esteja presente nos organismos vivos.
exemplo: o DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) é o mais conhecido inseticida do grupo dos organoclorados, sendo muito usado como pesticida. Foi proibido primeiramente em países como Suécia e Brasil, por ser apontado como principal causa de extinção de diversas aves de topo de cadeia.

Poluição Térmica:

É causada pela rejeição, das indústrias, de grandes quantidades de água aquecida utilizada no processo de refrigeração de refinarias, siderúrgicas e usinas termoelétricas.
No caso dos seres vivos, esse tipo de poluição afeta as atividades químicas que acontecem nas células, fazendo com que haja necessidade de aumento do ritmo respiratório.
Além de afetar os seres vivos, também compromete a dissolução de gases na água, como, por exemplo, o oxigênio, prejudicando a respiração de peixes e outros animais marinhos.

Poluição Biológica:

É causada por microorganismos patogênicos existentes na água. Essa água pode conter:
- bactérias que podem provocar infecções;
- vírus que podem provocar hepatite;
- protozoários que podem provocar giardíase e amebíase;
- vermes que podem provocar esquistossomose.

Poluição Sedimentar:

É causada pelo acúmulo de partículas em suspensão. Isso ocorre quando uma partícula contaminada é carregada pelas chuvas para os rios.
A poluição sedimentar bloqueia a entrada de raios solares, prejudicando a fotossíntese de plantas aquáticas.

Poluição Radioativa:

É causada por materiais radioativos e lixo atômico.
As experiências com materiais radioativos têm liberado enormes quantidades de resíduos na atmosfera. O ar é responsável por espalhar esses resíduos por todas as regiões da Terra. Ao passar do tempo, esses materiais suspensos são trazidos para o solo e oceanos, onde será absorvida pelos seres vivos.
O lixo atômico é liberado por usinas nucleares que encontram um enorme problema em armazená-lo.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog do grupo AGITA, Associação Global de Incentivo ao Tratamento da Água , tem o objetivo de transmitir maior conhecimento e viabilizar a todos as formas de auxiliar a preservação das águas e a biodiversidade nela contida. Os membros do grupo são: Aryel Moschella, Flávia Minassa, Lukas Fakhouri, Misia Pedrozo e Raíssa Jorgenfelth.

Recuse você também!